O belo Gol Copa 1994 de James Roberto da Silva (o "Nenê") é um campeão de arrancada em sua categoria. Mesmo tendo um motor aspirado (sem turbo), precisou de diferencial blocante com molas para conseguir despejar sua força na pista.A base de toda a preparação envolve cilindrada aumentada, cabeçote especial, altíssima taxa de compressão e um comando forte para rugir alto. Essa receita rende ao AP exatos 178,3 cv a 6.200 rpm, medidos nas rodas por HOT. São cerca de 205 cv no motor, depois de descontar 15% de perdas por atrito de transmissão. O torque - mesmo tendo comando de válvulas voltado para potência - também é alto: 22,1 kgm a 4.800 rpm, cerca de 25,3 kgm no motor, que usa diversas peças originais do Golf: bloco do Gti 2.0 e virabrequim com 92,8 mm de curso. Para chegar a exatos 2.160 cc de cilindrada usa pistões mais "largos" do Monza, com 86 mm de diâmetro.Em busca de potência, o cabeçote foi o centro das atenções. Veio de um AP 2.0 e foi preparado pela Retífica VRC em banco de fluxo. Usa válvulas maiores (41 mm na admissão x 35 mm no escape) e rende 110 cfm de vazão.Outra pimenta é a altíssima taxa de compressão, de 16:1, para queimar metanol, e um comando de válvulas Engle de 324° x 316°. Segundo Nenê, garante força até as 7.500 rpm e arrancadas nervosas, feitas em segunda marcha com o motor a 4.500 rpm.São dois carburadores Weber 50 deitados, alimentados por bomba elétrica do Kadett EFI. As faíscas vem de uma ignição especial, com módulo MSD 6AL, bobina Mallory e cabos Steel de 8,8 mm, da Accel. O distribuidor é original e as velas nacionais, de grau térmico 8.A transmissão pediu reforço, sendo usada carcaça do câmbio do AP 2.0, porém com 3ª e 4ª marchas escalonadas e reforçadas por Sapinho - mais curtas. A segunda marcha, de arrancada, permanece original. Na embreagem, platô Sachs original e disco de cerâmica com seis pastilhas. O sistema de escape se resume a um coletor dimensionado com 2" de diâmetro , o que garante muito barulho e saída livre.O custo da preparação é estimado em R$ 12.000, e satisfaz quem gosta de altos giros sem espirros de turbo.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
meu nome e joão moro em santana de parnaiba e queria saber como faço para empurrar esse gol copa com minha saveiro summer preta gastei apenas 20000 nela com uma aspiração de meu gosto e queria que vcs entrassesm em contato comigo e vou provar que a minha receitinha secreta e mais valente
são duas weber 44 deitada que berram forte e o resto vcs veram joaofelipecruz@hotmail.com
Boa noite, Douglas. Trabalho com cabeçotes, mas sou novato na preparação. Meu cliente tem um Ap 2.0 aspirado, taxa de 14,5:1, 4 weber 44, alcool, comando de 296°, válvulas de 38Ax36E, tá fazendo 200 metros em 9.0 e quer melhorar. Tem alguma dica?
bOA NOITE A TODOS, E PARABÉNS A MAX POWER. BEM, MEU NOME É JAMES ROBERTO DA SILVA, HOJE TENHO 40 ANOS, SOU PSICÓLOGO, E LARGUEI AS ARRANCADAS EM 2003. TIVE UMA CARREIRA DE MUITO SUCESSO, CAMPEÃO PAULISTA, DO FESTIVAL E BRASILEIRO. ACHEI ESSA MATÉRIA POR ACASO, E CONFESSO, FIQUEI EMOCIONADO, AINDA TENHO MUITOS AMIGOS DA ARRANCADA, PRINCIPALMENTE MEU GRANDE AMIGO PAULO, PREPARADOR E ENGENHEDIRO MECANICO DA PENINHA STREET. ESSE GOL COPA 94, QUE FOI PREPARADO PELA PRIMEIRA VEZ POR MIM E MINHA EQUIPE(PENINHA) AINDA ESTÁ NAS ARRANCADAS, ALIÁS, CONTINUA ARASANDO OS ADVERSÁRIOS. FEZ 7.760 EM PIRACIABA ESSE MES, RECORD. AGORA, PARA OS ENGRAÇADINHOS QUE QUISEREM "EMPURRAR O GOL COPA 94" É SÓ APARECER EM PIRACICABA, OU ENTÃO, LIGAR PARA O PENINHA, 36097392, E PROPOR O DESAFIO...
ABÇ E BOA SORTE
JAMES ROBERTO DA SILVA, O "NÊNE" MULTICAMPEÃO DE ARRANCADA.
Olá meu nome é Rodrigo e meu pai fez uma receita para um motor ap um bico injetado e gostaria de saber se ficou legal.
Com comando 276,cabeçote rebaixado em 4 mm,valavula 40,pistões de 1mm a álcool,aranha 4x1 embreagem de cerâmica com 900 libras de pressão.
Aceito sugestões
OBS:Pra rua
BOA NOITE SHOWW DE BOLA, TENHO UM GOL, 89 SHOWW COCLOQUEI UMA WEBER 40,CABECOTE COM VALVULAS 2.0 E COMANDO 276, DIMENSIONADO 4X1 2/5" MAIS NAO ACERTO NO CABECOTE, PERDI O COMANDO ELE COMEU NAS ESTREMIDADES, E BATE VALVULA OU COISA PARECIDA O CARRO ESTA COM A MAQUINA NOVA PELO VISTO VOU PRECISAR DE MOLAS DE ALTA PRESSAO E UM NOVO COMANDO QUERO PASSAR PARA UM 288 ONDE DEVO LEVAR O CABECOTE PARA O TRABALHO QUE PRECISO AQUI NA MINHA CIDADE E VODA JA GASTEI QUASE 2000 NO CABECOTE E VOU TER QUE GASTAR MAIS POIS O CABECOTE E O PULMAO DO CARRO E O MEU TA FODA DE ACERTA PELOMENOS AQUI NINGUEM ESPECIALIZADO DETALE O COMANDO E MECANICO
oi boa noite tenho um santana evidence 2.0 mi quero mecher no cabeçote dele me falaram que o comando 288 é o ideal quero saber se realmente fica bom
Tenho um motor ap 1.6 queria aspirar ele pra andar na rua mesmo dia a dia queria um carro um pouco mais ligeiro e que de uns 210km de final pois gosto pegar pista tem como trabalhar apenas cabeçote e comando ?
Tenho um motor ap 1.6 queria aspirar ele pra andar na rua mesmo dia a dia queria um carro um pouco mais ligeiro e que de uns 210km de final pois gosto pegar pista tem como trabalhar apenas cabeçote e comando ?
Tenho um Santana 93 Motor do GOL GTS 2.0 CARBURADOR 3E QUERO ASPIRA ALGUEM SABE ME DIZER QUANTO GANHO DE CV A MAIS DO QUE JA TENHO OLHEI NO MANUAL DO MOTOR DIZ QUE ELE TEM 123CV QUANTOS A MAIS GANHO SE EU ASPIRA MEU CARBURADOR ORIGINAL ERA UM 2E DAI COMPREI O 3E DO OPALA FICO BEM AGRESSIVO POREM NÃO SEI COM QUANTOS CAVALOS FICO O CARRO SE ALGUEM SOUBER ME INFORME POR GENTILEZA E SE EU ASPIRA GANHO QUANTOS A MAIS ?
Bom pessoal o meu é simples barato e acelera muito, ap 1.8 álcool, volante aliviado de 7.9 kg originais para 5.8 kg, câmbio pv, cabeçote baixo 1.2mm, comando 296, polia regulável, 1 weber 40 e escapamento 4x1 formula de 2 polegadas, gastei em torno de 4mil reais em tudo sendo parte da mão de obra minha... carro muito esperto em torno de 140 cv
Qual é o máximo q vcs estão tirando do volante do AP?
Parabéns Nenê, campeão por onde passou,antes do desafio terao que frequentar a faculdade de Interlagos !
Postar um comentário