terça-feira, 21 de outubro de 2008

Receita certa para um motor AP aspirado...

O belo Gol Copa 1994 de James Roberto da Silva (o "Nenê") é um campeão de arrancada em sua categoria. Mesmo tendo um motor aspirado (sem turbo), precisou de diferencial blocante com molas para conseguir despejar sua força na pista.A base de toda a preparação envolve cilindrada aumentada, cabeçote especial, altíssima taxa de compressão e um comando forte para rugir alto. Essa receita rende ao AP exatos 178,3 cv a 6.200 rpm, medidos nas rodas por HOT. São cerca de 205 cv no motor, depois de descontar 15% de perdas por atrito de transmissão. O torque - mesmo tendo comando de válvulas voltado para potência - também é alto: 22,1 kgm a 4.800 rpm, cerca de 25,3 kgm no motor, que usa diversas peças originais do Golf: bloco do Gti 2.0 e virabrequim com 92,8 mm de curso. Para chegar a exatos 2.160 cc de cilindrada usa pistões mais "largos" do Monza, com 86 mm de diâmetro.Em busca de potência, o cabeçote foi o centro das atenções. Veio de um AP 2.0 e foi preparado pela Retífica VRC em banco de fluxo. Usa válvulas maiores (41 mm na admissão x 35 mm no escape) e rende 110 cfm de vazão.Outra pimenta é a altíssima taxa de compressão, de 16:1, para queimar metanol, e um comando de válvulas Engle de 324° x 316°. Segundo Nenê, garante força até as 7.500 rpm e arrancadas nervosas, feitas em segunda marcha com o motor a 4.500 rpm.São dois carburadores Weber 50 deitados, alimentados por bomba elétrica do Kadett EFI. As faíscas vem de uma ignição especial, com módulo MSD 6AL, bobina Mallory e cabos Steel de 8,8 mm, da Accel. O distribuidor é original e as velas nacionais, de grau térmico 8.A transmissão pediu reforço, sendo usada carcaça do câmbio do AP 2.0, porém com 3ª e 4ª marchas escalonadas e reforçadas por Sapinho - mais curtas. A segunda marcha, de arrancada, permanece original. Na embreagem, platô Sachs original e disco de cerâmica com seis pastilhas. O sistema de escape se resume a um coletor dimensionado com 2" de diâmetro , o que garante muito barulho e saída livre.O custo da preparação é estimado em R$ 12.000, e satisfaz quem gosta de altos giros sem espirros de turbo.

14 comentários:

Unknown disse...

meu nome e joão moro em santana de parnaiba e queria saber como faço para empurrar esse gol copa com minha saveiro summer preta gastei apenas 20000 nela com uma aspiração de meu gosto e queria que vcs entrassesm em contato comigo e vou provar que a minha receitinha secreta e mais valente

Unknown disse...

são duas weber 44 deitada que berram forte e o resto vcs veram joaofelipecruz@hotmail.com

JF Turbo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis disse...

Boa noite, Douglas. Trabalho com cabeçotes, mas sou novato na preparação. Meu cliente tem um Ap 2.0 aspirado, taxa de 14,5:1, 4 weber 44, alcool, comando de 296°, válvulas de 38Ax36E, tá fazendo 200 metros em 9.0 e quer melhorar. Tem alguma dica?

JAMES disse...

bOA NOITE A TODOS, E PARABÉNS A MAX POWER. BEM, MEU NOME É JAMES ROBERTO DA SILVA, HOJE TENHO 40 ANOS, SOU PSICÓLOGO, E LARGUEI AS ARRANCADAS EM 2003. TIVE UMA CARREIRA DE MUITO SUCESSO, CAMPEÃO PAULISTA, DO FESTIVAL E BRASILEIRO. ACHEI ESSA MATÉRIA POR ACASO, E CONFESSO, FIQUEI EMOCIONADO, AINDA TENHO MUITOS AMIGOS DA ARRANCADA, PRINCIPALMENTE MEU GRANDE AMIGO PAULO, PREPARADOR E ENGENHEDIRO MECANICO DA PENINHA STREET. ESSE GOL COPA 94, QUE FOI PREPARADO PELA PRIMEIRA VEZ POR MIM E MINHA EQUIPE(PENINHA) AINDA ESTÁ NAS ARRANCADAS, ALIÁS, CONTINUA ARASANDO OS ADVERSÁRIOS. FEZ 7.760 EM PIRACIABA ESSE MES, RECORD. AGORA, PARA OS ENGRAÇADINHOS QUE QUISEREM "EMPURRAR O GOL COPA 94" É SÓ APARECER EM PIRACICABA, OU ENTÃO, LIGAR PARA O PENINHA, 36097392, E PROPOR O DESAFIO...
ABÇ E BOA SORTE
JAMES ROBERTO DA SILVA, O "NÊNE" MULTICAMPEÃO DE ARRANCADA.

Opala 88 disse...

Olá meu nome é Rodrigo e meu pai fez uma receita para um motor ap um bico injetado e gostaria de saber se ficou legal.

Com comando 276,cabeçote rebaixado em 4 mm,valavula 40,pistões de 1mm a álcool,aranha 4x1 embreagem de cerâmica com 900 libras de pressão.

Aceito sugestões

OBS:Pra rua

nonato disse...

BOA NOITE SHOWW DE BOLA, TENHO UM GOL, 89 SHOWW COCLOQUEI UMA WEBER 40,CABECOTE COM VALVULAS 2.0 E COMANDO 276, DIMENSIONADO 4X1 2/5" MAIS NAO ACERTO NO CABECOTE, PERDI O COMANDO ELE COMEU NAS ESTREMIDADES, E BATE VALVULA OU COISA PARECIDA O CARRO ESTA COM A MAQUINA NOVA PELO VISTO VOU PRECISAR DE MOLAS DE ALTA PRESSAO E UM NOVO COMANDO QUERO PASSAR PARA UM 288 ONDE DEVO LEVAR O CABECOTE PARA O TRABALHO QUE PRECISO AQUI NA MINHA CIDADE E VODA JA GASTEI QUASE 2000 NO CABECOTE E VOU TER QUE GASTAR MAIS POIS O CABECOTE E O PULMAO DO CARRO E O MEU TA FODA DE ACERTA PELOMENOS AQUI NINGUEM ESPECIALIZADO DETALE O COMANDO E MECANICO

Malaguetta disse...

oi boa noite tenho um santana evidence 2.0 mi quero mecher no cabeçote dele me falaram que o comando 288 é o ideal quero saber se realmente fica bom

Unknown disse...

Tenho um motor ap 1.6 queria aspirar ele pra andar na rua mesmo dia a dia queria um carro um pouco mais ligeiro e que de uns 210km de final pois gosto pegar pista tem como trabalhar apenas cabeçote e comando ?

Unknown disse...

Tenho um motor ap 1.6 queria aspirar ele pra andar na rua mesmo dia a dia queria um carro um pouco mais ligeiro e que de uns 210km de final pois gosto pegar pista tem como trabalhar apenas cabeçote e comando ?

Santa-nás ASPRO disse...

Tenho um Santana 93 Motor do GOL GTS 2.0 CARBURADOR 3E QUERO ASPIRA ALGUEM SABE ME DIZER QUANTO GANHO DE CV A MAIS DO QUE JA TENHO OLHEI NO MANUAL DO MOTOR DIZ QUE ELE TEM 123CV QUANTOS A MAIS GANHO SE EU ASPIRA MEU CARBURADOR ORIGINAL ERA UM 2E DAI COMPREI O 3E DO OPALA FICO BEM AGRESSIVO POREM NÃO SEI COM QUANTOS CAVALOS FICO O CARRO SE ALGUEM SOUBER ME INFORME POR GENTILEZA E SE EU ASPIRA GANHO QUANTOS A MAIS ?

Unknown disse...

Bom pessoal o meu é simples barato e acelera muito, ap 1.8 álcool, volante aliviado de 7.9 kg originais para 5.8 kg, câmbio pv, cabeçote baixo 1.2mm, comando 296, polia regulável, 1 weber 40 e escapamento 4x1 formula de 2 polegadas, gastei em torno de 4mil reais em tudo sendo parte da mão de obra minha... carro muito esperto em torno de 140 cv

Unknown disse...

Qual é o máximo q vcs estão tirando do volante do AP?

Unknown disse...

Parabéns Nenê, campeão por onde passou,antes do desafio terao que frequentar a faculdade de Interlagos !